Trike Ícaros
Adventure Flying Team

Trike News

Compra de Equipamentos Usados

  • Algumas dicas importantes para o comprador:
  • - Jamais compre uma aeronave sem os documentos de porte obrigatório, são eles:
  • CAV (Certificado de Autorização de Voo), CME (Certificado de Marca Experimental), Seguro Obrigatório Válido e RIAM (Relatório de Inspeção Anual de Manutenção) válido.

     

    Alguns vendedores ludibriam o comprador na hora da venda dizendo que é fácil “conseguir” a documentação através de despachantes! Fuja deste tipo de argumento, pois a ANAC não aceita mais documentos de aeronaves que já estão prontas e sem a devida documentação.

     

  • - Jamais compre uma aeronave cujos documentos estejam em nome de outra pessoa que não seja a que está te vendendo;
  •  

  • - Através dos links abaixo você poderá verificar a situação dos documentos da aeronave e se não constam multas:
  •  

    Situação dos certificados: http://www2.anac.gov.br/aeronaves/cons_rab.asp

     

    Multas: http://www2.anac.gov.br/nadaconsta/

     

  • - Faça o teste de velame na asa antes da compra. Através do link abaixo, você mesmo poderá realizar o teste: http://www.trike.com.br/pdfs2/ID002-Velame.pdf
  •  

  • - Entre em contato com a Trike Ícaros para saber o histórico da aeronave usada oferecida!
  •  

     

  • Algumas dicas importantes para o vendedor:
  •  

     

  • - Seja claro e honesto com o comprador sobre o histórico real de seu equipamento;
  •  

  • - Ainda que tenha assinado em cartório o Termo de Compra e Venda da Aeronave, é OBRIGAÇÃO do vendedor fazer a Comunicação de Venda à ANAC / RAB em até 10 dias. Para maiores informações, consulte o link abaixo:
  •  

    http://www2.anac.gov.br/rab/perguntas/perguntas.asp#comunicacao_venda

     

    É frequente o cliente fazer o Termo de Compra e Venda em cartório (assinaturas por autenticidade) e se esquecer de fazer o Comunicado de Venda ao RAB e isso tem acarretado sérios problemas ao vendedor como: multas, cobranças e responsabilidade em caso de acidentes, pois em alguns casos o comprador não providencia a transferência da aeronave no RAB e a aeronave permanece em nome do vendedor.

     

    Em caso de dúvidas, consulte a ANAC ou nossa empresa!