Trike Ícaros
Adventure Flying Team

Trike News

Navegando com as baleias

Há algum tempo atrás nosso amigo Alexandre Bacellar havia comentado conosco sobre um dos seus maiores sonhos:
- Voar sobre Garopaba na época em que as baleias francas chegam àquela região!

Imediatamente nossos olhos brilharam! Nunca tínhamos chegado perto de uma baleia, imagine voar sobre elas! Começamos a planejar nossa viagem; as baleias chegam para visitar o litoral catarinense e no período de julho a novembro. Aproveitamos o feriado prolongado de 07 de setembro para seguir rumo às baleias francas.


Alexandre Bacellar já estava lá e na manhã de sexta-feira já havia realizado seu sonho! O tempo no sábado não nos permitiu visitá-las, mas no domingo cedo estávamos na pista! O Bacellar tinha acabado de pousar seu trike com um largo e emocionado sorriso no rosto:
- Gente, elas estão bem aqui em frente!!! Lindas, enormes!!!! Começamos desencapar nosso trike, carinhosamente apelidado de Canarinho, que havia dormido lá, na pista do nosso amigo Sydnei.

O Canarinho estava montado e prontinho para sobrevoar as maravilhosas praias de Santa Catarina! Aquecemos o motor, colocamos jaquetas e macacão, pois fazia frio ainda, fizemos o check e decolamos! A primeira cena logo após a decolagem foi uma maravilhosa duna e a imensidão do mar azul à frente!

Preparei a máquina fotográfica, o coração já estava a 1000 por hora! O José Henrique logo aponta:
- Olha lá, tem uma logo ali!!!!
Nos aproximamos e eu não sabia se fotografava ou se gritava de emoção! Lá estavam elas, mal podíamos acreditar no tamanho e nós ali.... sobrevoando aqueles animais incríveis! Fiquei com os olhos marejados e logo me lembrei de começar a fotografar!

O Canarinho tornou-se praticamente um pernilongo diante da grandeza das baleias! Naquele momento entendi o sonho do nosso amigo que compartilhou conosco uma experiência inigualável!
Quantas pessoas na face da terra têm a oportunidade de sobrevoar baleias da maneira como nós fizemos?

Aproximar-se devagar pelo ar e observar as mães amamentando e brincando com seus filhotes? A sensação que tivemos durante aquele momento mágico, voando em nossos trikes, era de que fazíamos parte da natureza!

Éramos aves observando o grande mamífero dos mares!

Foi um privilégio poder observá-las navegando no mar azul e ao observar a colorida asa do Canarinho flutuando pelo céu nos demos conta de que ali não éramos diferentes daqueles animais, que reinavam livres e absolutos naquele pedaço de mar!

José Henrique Coutinho e Thatiane Favero