SMALL TOPLESS



A Small foi desenvolvida nos mesmos padrões da Ômega convencional, no entanto seu diferencial está na diminuição da envergadura e a barra estabilizadora de billow, que melhora a aerodinâmica da asa diminuindo o arrasto. A redução da envergadura possibilita maior versatilidade no momento do taxiamento em áreas mais propensas a ventos de maior intensidade, proporcionando ao piloto maior conforto durante esta manobra.




Em questão de manobrabilidade em voo, os comandos possuem resposta mais rápida e com maior suavidade. Uma outra característica da Small é a facilidade de manobras em hangares devido sua redução de tamanho.



Peso 57 kg 126 lb
Área vélica
16 m² 172 sq ft
Envergadura 9,35 m 30.68 ft
Corda na raiz 2,4 m 7.87 ft
Corda na ponta 0,75 m 2.46 ft
Pano duplo 48% 48%
Angulo de nariz 130º 130º
Aspecto ratio 5,46 5.46
Nervuras 19 19
Comprimento na sacola 5,5 m 18 ft
Passeio CG 146,5 cm a 150,8 cm 57.6" to 59.4"
Velocidade Média
Razão de Subida
3,2 m/s 630 ft/min
Distância de Decolagem  70 m 230 ft
Distância de Pouso 70 m 230 ft
Stall 33 kt 38 mph
Velocidade de Cruzeiro 58 kt 67 mph
VNE 60 kt 67 mph
VA 47 kt 54 mph
Vx (Vel. de melhor ângulo de subida) 40 kt 46 mph
Vy (Vel. de melhor razão de subida) 40 kt 46 mph
Limitação de vento lateral em taxi (somente piloto) 12 kt 14 mph
Máxima inclinação Lateral 45º
Maior ângulo de nariz ±30º
Teto operacional 12000 ft

Performances relativas ao nível do mar. 


Referencias de velocidades em IAS indicated air speed

Categoria Biplace
Peso máximo de decolagem 495 kg (1091 lb)
Peso vazio mínimo do conjunto (triciclo, motor e asa) 190 kg (419 lb)
Fator de carga +4G / -2G

 

Versão da asa

 

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Nariz :
Bordo de ataque :
Ponta da asa :
Centro :
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